sábado, 2 de abril de 2011

COMO REMOVER MANCHAS DE ROUPAS

A pior coisa que pode acontecer é estar com a nossa roupa favorita e ficar com uma mancha. Ficam aqui alguns truques para tirar algumas das manchas mais difíceis:
Para tirar manchas de caneta esferográfica de tecidos, primeiro humedeça o local manchado com um pano embebido em vinagre. Depois, enxugue sem esfregar.
Para retirar pastilha elástica de tecidos, coloque sobre ela uma folha de papel e passe o ferro bem quente.Ou então coloque a peça de tecido no congelador espere que endureça e retira facilmente.
Para tirar facilmente manchas de gordura de tecidos coloque, nos locais manchados, uma gema dissolvida em um pouco de água. O mesmo truque serva para clarear manchas de mercúrio das roupas.
Para tirar manchas de café na roupa, passe rapidamente sobre o local uma pedra de gelo. Depois, enxugue com uma toalha.
Para tirar manchas de ferrugem de tecidos, coloque sal sobre o local manchado, depois deite algumas gotas de limão, deixe secar ao sol e depois lave.
Para tirar as manchas que ficam nas meias brancas, por causa do uso, é bom fervê-las com água e algumas fatias de limão. Deixe ferver por alguns minutos. Depois, escorra, esfregue bem o local manchado com sabão e enxague.
Para tirar manchas de fruta deite sobre a mancha leite a ferver. Assim, as manchas sairão facilmente.Também resulta deitar sobre a mancha uma mistura de água morna, leite azedo, sumo de um limão ou vinagre branco



Coca-cola: Caso caia algum líquido na roupa, como coca cola, retire com água fria. A água morna fixa a mancha.
Ferro de passar: O ferro muito quente deixa uma marca amarelada no tecido. Passe água oxigenada sobre a mancha e lave em seguida com água

Batom:  Esfregue um pouco de álcool no tecido manchado antes de lavar

Chiclete – Use o lado sem corte de uma faca para tirar o excesso. Em seguida, passe gelo sobre o chiclete. Ele vai endurecer e se soltar do tecido com facilidade. Outra opção para tirar mancha de chiclete é colocar a peça dentro de um saco plástico e levar ao congelador até que o chiclete endureça

Graxa – Coloque um pouco de margarina vegetal sobre a mancha de graxa, deixe por alguns minutos e depois lave normalmente com água e sabão.

Manchas em estofados, use creme de barbear.

Manchas de sangue, use água oxigenada (10 volumes).

Nódoa de frutas:
Faça uma pasta com perborato de sódio (utilizado como desinfetantes e branqueadores, tanto domésticos como industriais) e água e aplique diretamente na zona suja. Passe por água e estenda á sombra.

Manchas em sapato claros, ou em camurças, esfregue uma batata crua.

Mofo em roupas:
Manchas de mofo nos tecidos sai, fervendo a peça em uma solução de água e bicarbonato de sódio , na proporção de 2 colheres (chá) para 1 litro de água.


OBSERVAÇÃO:
Facilitador geral: O sal ajuda a tirar a maioria das manchas. Na dúvida, antes de usar qualquer produto para remover as manchas das roupas, passe um pouco de sal para facilitar a retirada

Nenhum comentário:

Postar um comentário